quinta-feira, 29 de agosto de 2013

GEOGRAFIA - Modais de Transporte

    Atualmente vivemos em um mundo altamente globalizado e  comercialmente disputado, logo toda oportunidade de aumentar a competitividade do produto deve ser aproveitada, com o intuito de ganhar mercados e expandir fronteiras comerciais. Dentre as diversas formas existentes de levar vantagem contra a concorrência , a questão dos modais de transporte tem forte destaque, e por isso será melhor explicada nos parágrafos seguintes. 


     Existem várias formas de se transportar cargas, mas nesse post serão analisados de maneira mais específica apenas os modais mais comuns - o rodoviário, o ferroviário e o hidroviário - e será dada maior ênfase a utilização deles no território brasileiro.

      Primeiramente, é importante esclarecer que não existe o modal perfeito, todos possuem seus pontos positivos e seus pontos negativos. Assim cabe aos responsáveis pelos sistemas de transporte de cada região, fazer as pesquisas necessárias para determinar quais as melhores decisões em cada tipo de situação.

     Custos de transporte segundo as distâncias

     Analisando os gastos em relação à distancia percorrida é possível tirar as seguintes conclusões: para distâncias pequenas o modal rodoviário é mais aconselhável; para distância médias o modal ferroviário tem maior rentabilidade e para grandes distâncias a hidrovia é a melhor opção. Porém, devido a fatores históricos, falta de investimentos ou até mesmo aspectos naturais, existe uma certa defasagem na organização dos transportes no Brasil, que será abordada a seguir.



     Modal Rodoviário (carros, caminhões, ônibus) - O modal mais utilizado no Brasil devido ao fato de, durante seu período inicial de industrialização, o país ter dado muitos incentivos fiscais a indústria automobilística. Esses incentivos podem ser exemplificados por reduções nas cargas fiscais e intensiva expansão da malha rodoviária brasileira, causando grande crescimento no uso desse modal e levando a alguns problemas que persistem até os dias atuais, como engarrafamentos em rodovias em algumas áreas do país e superlotação das garagens dos portos.


     Modal Ferroviário (trens) - Antes do processo de expansão das rodovias, era o modal de maior destaque no Brasil. Porém, com o avanço no uso de carros, o sistema ferroviário brasileiro perdeu espaço e sofreu grande redução - muitas ferrovias foram desativadas e outras tantas passaram por um processo de sucateamento devido a falta de investimentos. Hoje, devido a elevados prejuízos causados por engarrafamentos nas rodovias ( um produto que demora a chegar, perde espaço para concorrentes com melhor logística de transporte ), a discussão a respeito de uma revitalização e expansão das ferrovias brasileiras tem ganhado espaço na mídia nacional, mas a abrangência desse modal no Brasil ainda está longe da ideal.


     Modal Aquaviário ou Hidroviário (barcos) - Modal muito utilizado no norte do país, principalmente na região Amazônica. As hidrovias tem abrangência limitada, pois tem sua malha ligada ao alcance dos rios. Porém, o sistema hidroviário sem apresenta como uma importante opção para complementar a logística de transportes do Brasil, por possuir um custo de instalação e manutenção muito menores se comparados aos dos outros modais.

   

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